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Postado em 10 de Setembro às 09h00

WhatsApp e Telegram: ferramentas indispensáveis para sua loja!

As vendas online são uma realidade e caso sua loja ainda não tenha tido tempo de se adaptar, essa é a hora, afinal, ambos aplicativos se tornaram aliados na comercialização de produtos e serviços, principalmente em tempos de plena ebulição do setor de e-commerce no Brasil.
Dados disponibilizados pelo movimento “Compre & Confie” em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontam que o comércio online de móveis, por exemplo, teve alta de 94,4% até o mês de maio de 2020, além de faturar o total de R$ 2,51 bilhões em transações.
Este é o momento ideal para você lojista, começar a implementar ou aprimorar os canais de marketing e comercialização de seu negócio, seja via redes sociais, e-mail marketing, anúncios patrocinados ou neste caso, canais que contribuem para gerar conversões diretas de vendas, como os aplicativos WhatsApp e Telegram!
Acompanhe a seguir, algumas ideias para incrementar ainda neste ano as vendas por meio destas duas plataformas em sua loja!
Vamos falar de números!
Os números não mentem e as vendas pelo Whatsapp, além de já serem uma realidade, andam de “vento em popa”! Atualmente o aplicativo conta com mais de 120 milhões de usuários no Brasil e em torno de 1,6 bilhão de usuários no mundo.
O que podemos fazer pelo WhatsApp?
Pelo WhatsApp seu time de vendas pode realizar chamadas de vídeo com clientes e prospects, além de no dia a dia, realizar a troca de mensagens de texto, as quais podem ser compartilhadas em uma conversa individual, bem como atuar com o envio de fotos e vídeos de produtos, além dos grupos, os quais podem ser categorizados pelos serviços ou tipos de produtos que sua loja oferece.
Caso sua loja utilize um CRM, verifique a possibilidade que permite com que o WhatsApp seja integrado ao seus fluxos de trabalho, para que os clientes e prospects que estão já cadastrados no seu CRM, possam ser contactados com facilidade no WhatsApp, por exemplo.
Os grupos do Whats
Sobre os grupos de WhatsApp, existem algumas regrinhas básicas, as quais são necessárias seguir para não ter seu número bloqueado.
Criar uma lista de transmissão é uma delas, pois, este é um recurso que permite enviar mensagens para diversos contatos ao mesmo tempo. Saiba mais aqui.
Cada um com seu número de “Zap Zap”
É importante que cada vendedor tenha um aparelho para melhor gerir sua lista de clientes, lembrando que para ter um tom mais profissional, todos devem usar a logomarca de sua loja e padronizar nome, cargo, dentre outras informações de base.
Use com moderação
Grandes varejistas, os quais já atuam com a ferramenta do WhatsApp e Telegram há mais tempo, afirmam que estes são canais com características mais receptivas do que ativas, ou seja, com a finalidade de não incomodar seu cliente, evite enviar mensagens todos os dias para não ser invasivo, no sentido de não enviar muitas comunicações ou propagandas sem necessidade. Para isso, trabalhe em paralelo com seu departamento de marketing, alinhando estratégias de produtos e um calendário de postagens nestas ferramentas de vendas.
Principal diferença entre as plataformas
Ambas ferramentas são muito parecidas em recursos, porém, a principal diferença entre o Telegram e WhatsApp é a maneira como as mensagens são armazenadas.
No Telegram as mensagens ficam nos servidores da empresa e no WhatsApp, elas ficam salvas no próprio aparelho ou vinculadas à nuvem do proprietário daquela conta.
A vantagem no caso deste tipo de recurso específico, é que o usuário que possui uma conta do Telegram em outro dispositivo (pode ser um outro celular, tablet ou computador), poderá fazer download de todo o histórico de conversas.
Já no WhatsApp, este histórico está disponível no aparelho ou em nuvem, e não no servidor do WhatsApp, sendo assim, em caso de alguma invasão, um hacker precisará da senha do Google Drive ou do iCloud, além da senha do WhatsApp, sendo mais seguro.
Além disto, no WhatsApp as mensagens trocadas são criptografadas de ponta a ponta, apresentando maior segurança, o que não acontece no caso do Telegram.
Mas e o Telegram?
Vamos falar também das vantagens do Telegram, que vem ganhando bastante espaço no Brasil e no mundo. Uma das vantagens do app sobre o WhatsApp é que ele permite o envio de qualquer formato de arquivo (exemplo: mp3, zip, rar, doc, etc.), e além disto, de até 1,5GB cada arquivo, o que é bem bacana.
O trunfo dos grupos do Telegram
Outra super vantagem do Telegram frente ao WhatsApp, é que no app é permitido a criação de grupos de até 200 mil pessoas para o envio de conteúdo para um determinado público selecionado. Bom demais, né?
Sobre a privacidade do Telegram
Agora vamos falar de um recurso do Telegram muito legal e que se refere à privacidade das mensagens. Dentro da plataforma existe o “chat secreto” que é uma ferramenta excelente para negócios, pois as mensagens enviadas por meio dela se “autodestroem” após determinado tempo disponível, além de necessitarem da senha para abrir o aplicativo.
Configure robôs e economize tempo
Outra funcionalidade muito boa para vendas no Telegram é a configuração de bots (robôs), a qual possui recursos complexos e que permite que sua equipe de vendas não fique “pendurada” no telefone por muito tempo, otimizando também o seu recurso humano para outras funções, inclusive àquelas que se referem ao atendimento na loja física.
O Telegram vem com bots pré-programados, sendo este um dos principais recursos que está levando lojistas a utilizarem este app, podendo ser também configurados pelos administradores dos grupos de acordo com alguma necessidade específica de sua loja.
Muitas vantagens de ambas plataformas, não é mesmo?
E apesar de estas plataformas não terem sido criadas como ferramentas específicas de marketing e vendas, ambas auxiliam gestores em suas estratégias, tanto para a área de marketing, bem como colaboram diretamente para vendas, permitindo que sua loja interaja com clientes de mais personalizado e muito mais ágil, além de possuírem uma função crucial para o marketing e as vendas online: a de estreitar o relacionamento de sua loja e de sua marca com os usuários!
Utilizando tanto o WhatsApp, quanto o Telegram em seu negócio, você, lojista, só tem a ganhar, afinal ambas plataformas são gratuitas e alavancam suas estratégias exponencialmente, sendo ativos importantes e cruciais atualmente frente à concorrência!
Comece hoje mesmo!

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