topo

Postado em 15 de Janeiro de 2020 às 09h00

Tendências para o Varejo em 2020

Notícias (6)

Tendências para o Varejo em 2020

Para o empresário brasileiro acompanhar e lidar com todas as tendências no setor varejista, precisa estar constantemente realizando reciclagens, participando de feiras e ler diariamente conteúdos educativos, acerca do que muda a cada estação do ano ou a cada mês!

Para o ano de 2020, algumas tendências já anunciadas em 2019 continuam em pleno desenvolvimento, como é o caso do omnichannel.

Você se recorda o que é isso?

O omnichannel em 2020
Começamos lembrando que com o desenvolvimento de plataformas tecnológicas, o consumidor passou a se relacionar com os negócios a todo tempo e por diferentes canais, ou seja, seu cliente pode estar dentro da sua loja física e em vez de falar com um vendedor, utilizar o Google para ver o valor de uma mercadoria, entrando em contato por meio do chat e em algumas vezes e de forma simultânea, ver onde receberá o retorno mais rapidamente.

E a medida em que as experiências de compra online e física se complementam, você, lojista, precisa trazer ao seu time ferramentas que denotam mais agilidade operacional, a fim de responder ao “novo” cliente digital, o mais brevemente possível.

Plataformas customizadas
Na era da informação e dos dados, a personalização acontece principalmente com o auxílio da tecnologia.

No início deste ano, aconteceu em Nova Iorque, a Big Show 2020 da National Retail Federation (NRF), evento focado nas novidades do varejo e que apresentou como um de seus palestrantes o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Nadella colocou que nas aplicações desenvolvidas para o varejo, a personalização de plataformas para a gestão de dados, como a da loja de móveis e decoração Ikea, é um exemplo de como grandes empresas já usam a customização em sua gestão e que ilustra bem o como o armazenamento organizado de dados é a “bola da vez” para o varejo, por trazer ao consumidor um tratamento da forma mais pessoal e exclusiva possível.

E por falar em personalização

A exclusividade sempre guiou o consumidor. Ter algo que ninguém tem, é uma das motivações que levam milhares de pessoas a estar “sempre à frente” ao realizarem suas compras.

Atualmente, diversas lojas online oferecem opções para personalização do produto, de cores à bordados, a customização permite que consumidores tenham algo literalmente “para chamar de seu”, produtos especificamente desenvolvidos de acordo com suas necessidades.

Este é o caso da Meu Mundo Personalizado, e-commerce de produtos infantis, onde é possível adaptar desde o nome de personagens dos livros, passando inclusive por características físicas – parecidas com o pequeno leitor, até mesmo bordar e estampar alguns produtos de acordo com cada cliente.

Inteligência Artificial
Que a tecnologia é a grande aliada do varejo, isso o lojista não pode ter mais dúvida.

Um exemplo de como a I.A pode auxiliar o lojista, é o localizador de produtos da Gofind. Além de mapear os pontos de venda próximos, a plataforma utiliza de algoritmos de inteligência artificial para auxiliar negócios no lançamento de produtos e verificar também seu engajamento com consumidores.

Porém, é necessário lembrar que esta inteligência de dados, inicia com um trabalho de base, com softwares de gestão como o Sólidus Smart, onde o empresário lojista tem informações que vão desde a gestão de vendas, obtendo relatórios detalhados de estoque ou entrega de mercadorias, bem como módulos com os demonstrativos de resultados e indicadores gerenciais, para uma melhor tomada de decisão.

E não para por aí. A inteligência artificial caminha para um nível sem precedentes, afinal, programar o aprendizado de máquinas, fará com que clientes tenham sua jornada de compra facilitada, de modo que o esforço realizado anteriormente na aquisição de um item, diminua com a programação realizada, facilitando automaticamente a decisão de compra do consumidor.

E se a nova riqueza está na informação, o seu desafio, lojista, é saber “linkar” estas novas tecnologias, combinando e utilizando o melhor de cada plataforma, de acordo com cada funcionalidade desejada, adaptando-se o quão antes para estas novas demandas do varejo.

Para isto, invista sempre em tecnologia e aumente exponencialmente suas vendas.

Bons negócios!

Veja também

A Técnica de Ancoragem para aumento de Conversão em Vendas16/12/19 Você já deve ter participado de alguns treinamentos e cursos em sua área. Deste modo, já ouviu falar do efeito ancoragem? Ainda não? Então acompanhe a seguir como grande parte dos consumidores faz suas escolhas a partir do efeito de ancoragem, utilizando de recursos, inclusive, inconscientes durante o processo de tomada de decisão. A Ancoragem como......
A Popularização do QR Code como forma de Pagamento no Varejo!19/08/19 Você sabia que QR Code já é a forma mais utilizada em pagamentos na China? Atualmente, diversas empresas no Brasil estão testando esse método, como a gigante Mercado Livre e o marketplace Peixe Urbano. Um......
5 Tendências em móveis e decoração para 202017/09/19 Ei, lojista! Já estamos quase no final do ano de 2019! Já analisou o como está o estoque de sua loja com as principais tendências em móveis e decoração para o próximo ano? Antes de realizar as......

Voltar para Blog do Lojista

Estamos usando cookies para lhe oferecer uma experiência melhor em nosso site. Para saber mais sobre cookies acesse nossa Política de Privacidade.