topo

Postado em 03 de Abril de 2020 às 14h46

Qual a importância do alinhamento de Canais de Comunicação com a Logística no Varejo?

A unificação de processos logísticos é fundamental para que todo negócio prospere no varejo. E quando falamos em e-commerce, apesar da crise, este mercado continua a crescer no Brasil afinal, propicia a aquisição de produtos em praticamente todos os lugares do país.
Para isso, o empresário que deseja ter sucesso em suas operações, tanto físicas, quanto online, precisa estar atento à necessidade de upgrade de tecnologias, oferecendo desta forma, uma gama de opções para o consumidor poder escolher e definir a que lhe atende melhor.
Integrações entre canais de comunicação e logística
Uma das grandes tendências para o varejo é a integração e a comunicação entre todas as áreas do negócio junto ao setor logístico, principalmente no varejo.
O lojista pode definir, por exemplo, se utiliza a loja física como um ponto de retirada de produtos, ou ainda, como um centro de distribuição.
Para isso, realizar escolhas entre os diferentes formatos de atuações dos canais de comunicação e também de escoamento de produtos, faz-se necessária para o sucesso das operações logísticas do negócio.
Consumidores Multicanais
Se os consumidores atualmente são multicanais, ou seja, buscam produtos e serviços, recomendações, comparativos de preços e tudo que diz respeito à compra em muitos lugares diferentes. O empresário lojista deve implementar a inteligência em seu negócio, realizando cruzamento de dados das compras no ponto de venda, bem como como no ambiente virtual, para desta forma ter o entendimento de qual processo logístico adotar na gestão de sua empresa.
O ponto de partida é a implementação de softwares de gestão e a mudança de mindset, orientado para dados, além de uma estratégia de comunicação integrada e por fim a utilização de um novo formato de logística.
Omnichannel
Como citamos em um post aqui do blog anteriormente, o “omnichannel” é a definição da estratégia que permite integrar todos os canais de comunicação e vendas utilizados por uma empresa” e essa é a grande tendência para a melhoria do escoamento de produtos de um negócio.
Esta estratégia está baseada no uso de diferentes canais de comunicação com o cliente, objetivando o aperfeiçoamento entre o online e o offline.
Desta forma, a experiência dos usuários, seja na loja física ou e-commerce, será completamente satisfatória, podendo utilizar os canais de forma simultânea, por exemplo, buscando um produto no e-commerce, indo até a loja física testá-lo, inclusive, optando por receber o mesmo em casa depois.
Ainda em nosso blogpost sobre o ommichannel, esclarecemos que: “para o mesmo funcionar, o fundamental é fazer com que os canais da empresa estejam falando a mesma língua.
E também vale relembrar outros dois conceitos próximos ao omnichannel, para não gerar confusão:
  • Multichannel > quando um negócio opta por esta estratégia existe uma competição entre os canais de aquisição e não há troca de informações entre os mesmos, fazendo com que cada fonte aja de forma independente.
  • Crosschannel > já não há competição entre os canais, uma vez que eles se complementarão.
Lembre-se que devido a esta mudança de cenário e do comportamento do consumidor.  Seus colaboradores precisam super bem treinados no que diz respeito à produto e possibilidades dos processos logísticos.
Ah! E uma informação crucial: segundo o IDC Retail Insights, estudo produzido pela IDC, consultoria global de inteligência de mercado. Os consumidores omnichannel consomem até 15% a 30% a mais do que os compradores multichannel!
Portanto, planejar investimentos em canais de comunicação e marketing, são partes fundamentais para tornar a experiência do usuário perfeita de A a Z. Ou seja, desde a informação e comunicação de produto para a venda, passando pelo processo em si, até a entrega!
Fique atento e sucesso em seus negócios!

Veja também

Como iniciar o seu e-commerce no varejo de móveis04/09/19 Com inúmeras tecnologias o consumidor busca formas rápidas para efetuar as suas compras, sem sair de casa, enfrentar filas, engarrafamentos, ou estacionamentos demorados. Pensando nisso iniciar o seu e-commerce no varejo de móveis é uma ótima ideia para dar suporte a sua loja física. Mas como não ficar no prejuízo com o e-commerce? Confira 3 dicas para......
4 dicas para tornar sua loja aconchegante01/10/19 O visual da loja é algo que também mexe com os sentidos do cliente, e com isso pode ser muito explorado pelos lojistas em tornar sua loja aconchegante. Sendo assim, o cliente vê a loja sob uma ótica racional, mas a percebe, navega e......
Franquia: uma boa alternativa para Lojistas de Móveis e Decoração!05/01/20 Se você está pensando em começar uma franquia ou apenas diversificar o seu negócio de móveis e decoração. Aqui vai um dado que é um verdadeiro incentivo: de acordo com pesquisas do IEMI – Instituto......

Voltar para Blog do Lojista

Estamos usando cookies para lhe oferecer uma experiência melhor em nosso site. Para saber mais sobre cookies acesse nossa Política de Privacidade.