topo

Postado em 03 de Abril às 14h46

Qual a importância do alinhamento de Canais de Comunicação com a Logística no Varejo?

A unificação de processos logísticos é fundamental para que todo negócio prospere no varejo. E quando falamos em e-commerce, apesar da crise, este mercado continua a crescer no Brasil afinal, propicia a aquisição de produtos em praticamente todos os lugares do país.
Para isso, o empresário que deseja ter sucesso em suas operações, tanto físicas, quanto online, precisa estar atento à necessidade de upgrade de tecnologias, oferecendo desta forma, uma gama de opções para o consumidor poder escolher e definir a que lhe atende melhor.
Integrações entre canais de comunicação e logística
Uma das grandes tendências para o varejo é a integração e a comunicação entre todas as áreas do negócio junto ao setor logístico, principalmente no varejo.
O lojista pode definir, por exemplo, se utiliza a loja física como um ponto de retirada de produtos, ou ainda, como um centro de distribuição.
Para isso, realizar escolhas entre os diferentes formatos de atuações dos canais de comunicação e também de escoamento de produtos, faz-se necessária para o sucesso das operações logísticas do negócio.
Consumidores Multicanais
Se os consumidores atualmente são multicanais, ou seja, buscam produtos e serviços, recomendações, comparativos de preços e tudo que diz respeito à compra em muitos lugares diferentes. O empresário lojista deve implementar a inteligência em seu negócio, realizando cruzamento de dados das compras no ponto de venda, bem como como no ambiente virtual, para desta forma ter o entendimento de qual processo logístico adotar na gestão de sua empresa.
O ponto de partida é a implementação de softwares de gestão e a mudança de mindset, orientado para dados, além de uma estratégia de comunicação integrada e por fim a utilização de um novo formato de logística.
Omnichannel
Como citamos em um post aqui do blog anteriormente, o “omnichannel” é a definição da estratégia que permite integrar todos os canais de comunicação e vendas utilizados por uma empresa” e essa é a grande tendência para a melhoria do escoamento de produtos de um negócio.
Esta estratégia está baseada no uso de diferentes canais de comunicação com o cliente, objetivando o aperfeiçoamento entre o online e o offline.
Desta forma, a experiência dos usuários, seja na loja física ou e-commerce, será completamente satisfatória, podendo utilizar os canais de forma simultânea, por exemplo, buscando um produto no e-commerce, indo até a loja física testá-lo, inclusive, optando por receber o mesmo em casa depois.
Ainda em nosso blogpost sobre o ommichannel, esclarecemos que: “para o mesmo funcionar, o fundamental é fazer com que os canais da empresa estejam falando a mesma língua.
E também vale relembrar outros dois conceitos próximos ao omnichannel, para não gerar confusão:
  • Multichannel > quando um negócio opta por esta estratégia existe uma competição entre os canais de aquisição e não há troca de informações entre os mesmos, fazendo com que cada fonte aja de forma independente.
  • Crosschannel > já não há competição entre os canais, uma vez que eles se complementarão.
Lembre-se que devido a esta mudança de cenário e do comportamento do consumidor.  Seus colaboradores precisam super bem treinados no que diz respeito à produto e possibilidades dos processos logísticos.
Ah! E uma informação crucial: segundo o IDC Retail Insights, estudo produzido pela IDC, consultoria global de inteligência de mercado. Os consumidores omnichannel consomem até 15% a 30% a mais do que os compradores multichannel!
Portanto, planejar investimentos em canais de comunicação e marketing, são partes fundamentais para tornar a experiência do usuário perfeita de A a Z. Ou seja, desde a informação e comunicação de produto para a venda, passando pelo processo em si, até a entrega!
Fique atento e sucesso em seus negócios!

Veja também

Atacarejo: uma tendência que veio para ficar! 16/03 Você já ouviu falar de atacarejo? Apesar desta palavra soar um tanto quanto estranha, é muito simples imaginar o significado com a junção das palavras atacado e varejo, uma tendência que parece que chegou para ficar. Esta inovação surge em nosso país com força nos últimos dez anos, entretanto, na Alemanha no ano de 1964, esse tipo de loja......
Tendências para o Varejo em 202015/01 Para o empresário brasileiro acompanhar e lidar com todas as tendências no setor varejista, precisa estar constantemente realizando reciclagens, participando de feiras e ler diariamente conteúdos educativos, acerca do que muda a cada......
E-commerce já para o setor moveleiro!05/08/19 Atualmente o mercado de móveis e o de decoração online estão entre os mais potentes quando o assunto é comércio eletrônico. Segundo o último relatório WebShoppers, produzido pelo E-bit, os mesmos......

Voltar para Blog do Lojista