topo

Postado em 20 de Outubro de 2019 às 09h00

Inteligência Artificial: uma solução para o atendimento em sua loja!

Um colaborador que trabalha 7 dias por semana, durante 24 horas por dia e não precisa de férias. Esta é a nova realidade que pode ser alcançada por meio da programação de inteligência artificial para o atendimento em alguns canais de comunicação de sua loja.

Muitas destas aplicações se utilizam de A.I (ou I.A no inglês) e já estão à disposição do empresário que está preocupado em antecipar algumas tendências relativas à experiência do usuário e que está também de olho em otimizar recursos financeiros e humanos.

Nos dias atuais, cada vez mais o usuário busca agilidade em ter retornos por parte de lojas e marcas e é de suma importância que você, lojista, esteja de olho na implementação – caso ainda não tenha iniciado -, ou na melhoria do atendimento ao consumidor via inteligência artificial.

E quando falamos em I.A, muitas vezes este universo pode parecer um tanto quanto distante, contudo, atualmente, já existem milhares de tutoriais para que você mesmo saiba como configurar o chatbot do Facebook, por exemplo, e dar retornos aos clientes nesta escala de 24/7, enquanto o atendimento humanizado e especializado não está à disposição.

Inteligência Artificial para atendimento mais rápido
Sendo muito mais rápido, o atendimento automatizado com o uso de inteligência artificial, também conta com a vantagem da coleta de dados dos consumidores, para que futuramente o lojista possa implementar campanhas de marketing segmentadas, descobrir os dias de maior movimento na loja, assim como mensurar estoque. E estas são apenas três das tantas vantagens em aplicar o atendimento programado.

Tendências de compra do consumidor
Com o uso de inteligência artificial, inclusive é possível mapear tendências de compra por consumidor, frequência de retorno (ou recompra), identificar padrões de comportamento em geral, assim como indicar o que sua loja, por exemplo, não tem e deveria ter.

E se a inteligência artificial, até anos atrás, parecia algo saído de filme, hoje já é possível ter o entendimento acerca dela, baseado em explicações simples, podendo ser definida como as aplicações que são capazes de imitar (de forma limitada, é claro) as redes neurais humanas, como exemplo, copiando a linguagem de um ser humano.

Mas um dos pontos que assustam muitas pessoas é a possível substituição de funcionários humanos por máquinas. Neste momento, cabe lembrar que na medida em que funções e cargos desaparecem, outros tantos novos são criados, movimentando o mercado de trabalho e contribuindo no fomento de novas oportunidades.

Visando além de melhorar o atendimento, os dados encontrados e armazenados servem inclusive para nortear decisões em nível gerencial, principalmente apoiando novas estratégias de atuação da empresa, bem como proporcionando sustentabilidade do negócio por longos anos.

E se os ganhos são consideráveis para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente, garantir que estas ferramentas sejam implementadas o quão antes, é sinônimo de garantir também o sucesso no relacionamento com seu consumidor.

Para isto, você pode contar com a expertise do departamento de marketing e vendas, onde diversas iniciativas voltadas à tecnologia são avaliadas e testadas nos mais diversos segmentos.

Comece já a considerar a possibilidade de utilizar inteligência artificial nos mais diversos departamentos de sua loja e minimize as possibilidades de erro, contribuindo para que seus colaboradores possam inclusive, usar o capital intelectual para atividades voltadas para a inovação e boas vendas!

Veja também

5 Tendências em móveis e decoração para 202017/09/19 Ei, lojista! Já estamos quase no final do ano de 2019! Já analisou o como está o estoque de sua loja com as principais tendências em móveis e decoração para o próximo ano? Antes de realizar as compras, acompanhe a seguir no que pode investir sem erro, para deixar sua loja estar antenada com o que o mercado está trazendo em novidades! Confira no post......
Marketing para e-commerce: e-mail Marketing e SEO23/07/20 Sistema de gestão ok, plataforma de e-commerce também! Mas e agora, como colocar a máquina para girar? Foi-se o tempo em que o marketing era considerado atividade “apêndice” de um negócio. Em tempos de......

Voltar para Blog do Lojista

Estamos usando cookies para lhe oferecer uma experiência melhor em nosso site. Para saber mais sobre cookies acesse nossa Política de Privacidade.