topo

Postado em 20 de Fevereiro de 2019 às 10h26

A importância do pós-venda!

Notícias (6)

O pós-venda é um dos segredos para ajudar o seu negócio a crescer continuamente.

Muitas empresas planejam apenas até o momento da venda, entretanto, isso é um erro comum e que pode ser evitado com algumas medidas simples. O conceito de pós-venda consiste em oferecer um suporte ao cliente após a aquisição do produto ou serviço.

Nos primeiros dias o cliente coloca uma atenção mediante ao produto ou serviço, esse é o tempo em que ele procurará defeitos. Após alguns dias é o ponto ideal para uma ligação de pós-venda, nesse período ele já terá usado e entendido o produto.

Acima de tudo, não é uma tarefa fácil, tal procedimento exige muita dedicação e planejamento, assim como algumas etapas:

Relacionamento com os fornecedores

Mantendo um bom relacionamento com o fornecedor, porque, assim ocorrendo problema ou defeito, terá uma resolução mais eficaz e uma resposta rápida ao cliente.

Treinamento e motivação dos colaboradores

Esse é o ponto chave para o pós-venda, um bom atendimento faz com que o cliente sinta-se importante com devida atenção, aumentando a satisfação mediante a sua empresa.

Bom produto ou serviço

O consumidor ao comprar um produto ou serviço, dispõe de uma expectativa elevada mediante ao mesmo, e um produto com defeito aumentará sua frustração e a opinião sobre a marca.

Fidelização do Consumidor

A fidelização do cliente é a parte mais difícil para as empresas, há diferença entre o cliente satisfeito e o cliente fiel. O cliente satisfeito, não tem nenhuma reclamação sobre sua empresa, mas isso não significa que ele comprará sempre.

Já o cliente fiel é aquele que gera mais lucro, ele sempre vai lembrar em primeiro lugar da sua empresa e acima de tudo irá indicá-la a amigos e conhecidos.

Uma forma prática de melhorar o pós-venda é criar uma plataforma de comunicação com conteúdo relevante. Um blog, por exemplo, pode conter textos, vídeos com tutoriais e dicas de como usar determinado produto ou serviço.

Além disso, também é possível criar um canal como uma espécie de fórum para que os consumidores possam elencar suas dúvidas e dar sugestões.

Finalmente as estratégias para o pós-venda podem ser variadas, dependendo sempre da viabilidade e recursos que sua empresa possui. O pós-venda pode ser executado pelo próprio vendedor, essa opção pode ser aplicada de uma forma que não atrapalhe o follow up diário, ou dispor de um setor específico.

Como resultado, esse relacionamento com o cliente pode aplicar satisfatoriamente este conceito, a marca consegue fidelizar o cliente e aumentar muito a chance de uma nova compra.
 

Veja também

Tendências para o Varejo em 202015/01/20 Para o empresário brasileiro acompanhar e lidar com todas as tendências no setor varejista, precisa estar constantemente realizando reciclagens, participando de feiras e ler diariamente conteúdos educativos, acerca do que muda a cada estação do ano ou a cada mês! Para o ano de 2020, algumas tendências já anunciadas em 2019 continuam em pleno desenvolvimento,......
A Popularização do QR Code como forma de Pagamento no Varejo!19/08/19 Você sabia que QR Code já é a forma mais utilizada em pagamentos na China? Atualmente, diversas empresas no Brasil estão testando esse método, como a gigante Mercado Livre e o marketplace Peixe Urbano. Um......
5 Tendências em móveis e decoração para 202017/09/19 Ei, lojista! Já estamos quase no final do ano de 2019! Já analisou o como está o estoque de sua loja com as principais tendências em móveis e decoração para o próximo ano? Antes de realizar as......

Voltar para Blog do Lojista

Estamos usando cookies para lhe oferecer uma experiência melhor em nosso site. Para saber mais sobre cookies acesse nossa Política de Privacidade.