topo

Postado em 02 de Dezembro de 2019 às 09h00

5 Dicas para melhorar a experiência do consumidor em seu Site

O lojista que ainda não se deu conta que, a cada dia, mais e mais consumidores compram via internet, das duas, uma:

- ainda não possui um e-commerce;

- até tem um site, mas o mesmo está desatualizado, sem ter a possibilidade de comercializar de forma eletrônica.

Confira a seguir, algumas ideias de como melhorar a experiência de seus clientes na web, ajudando você e sua loja a conquistar novos usuários, aumentar vendas e principalmente, fidelizar aqueles que já estão na “casa”!

Passo 1 > Adote um site responsivo ou desenvolva um aplicativo

Você sabia que atualmente o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil? De acordo com o IBGE, 92,1% dos acessos à web atualmente já são feitos pelo dispositivo móvel.

Isso significa que ter um site que adequá-se ao smartphone ou tablets, dentre outros dispositivos móveis, deixou de ser necessidade e virou uma obrigação do lojista e seu departamento de marketing.

Lembre-se que ao desenvolver o mapa de seu site para computadores desktop, sua empresa deve pensar inclusive nas opções de usuários utilizando os dispositivos móveis já na etapa de projeto, de modo que o mesmo tenha fácil navegação e seja construído de forma responsiva, adaptando-se a todos os tamanhos de tela.

Atente-se que o melhor caminho para um site amigável é contratar um profissional especializado, principalmente atualizado com as mais novas tecnologias.

Passo 2 > Ouça e dê preferência ao cliente. Sempre.

Ofereça um espaço para ele interagir com sua empresa. Ouça o que ele tem a dizer. Crie um local próprio para ele entrar em contato, deixe seus telefones e emails de forma clara e accessível.

Atualmente existem diversas ferramentas que auditam e integram depoimentos e opiniões dos usuários em seu site, como a YourViews ou a TrustVox, fazendo com que o grau de confiabilidade em seu negócio aumente.

Essas soluções são de extrema valia para eventuais correções ou ajustes deste importante canal de vendas.

Passo 3 > Comunique!

Os cuidados com as mensagens e exposição de produtos no site praticamente obedecem aos mesmos princípios da propaganda tradicional. Para essa tarefa, é super importante contratar alguém especializado, com experiência na área e boa redação publicitária.

A comunicação para e-commerce deve ser clara e objetiva, fornecendo atenção para os títulos, pois geralmente eles que permitem a rápida visualização do que o cliente procura.

Atente-se a utilizar imagens e vídeos de alta qualidade, fazendo valer aquele velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

As cores que você adotar também serão fundamentais em toda a construção do layout de sua loja, pois contribuem para prender a atenção do visitante e reforçar o segmento em que se atua.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo, pedem tons mais claros; mobiliário e objetos de decoração, cores mais escuras, evitando as cores primárias. E assim por diante. Pesquise junto ao seu web designer.

Passo 4 > Facilite a navegação para quem procura seus produtos!

Use "call to action" a seu favor e ofereça pistas visuais para o cliente chegar rápido ao seu destino.

Os botões do tipo “clique aqui”, “aproveite o desconto” e similares levam à ação, tiram o visitante da sensação de estar num labirinto e são decisivos para uma boa taxa de conversão!

Por fim: um site veloz é garantia de frequência!

É sempre frustrante navegar por páginas demoradas para carregar, não é mesmo?

Contrate um bom plano de hospedagem e respeite todas instruções para não sobrecarregar o mesmo e ter surpresas futuras.

Cuide com o peso de imagens, por exemplo, elas podem aumentar e muito o tempo de carregamento da página.

De mais a mais, assim como qualquer experiência de compra que demande demora no atendimento ou gere dúvidas nas respostas em uma loja física, o mesmo acontece com um site, onde em casos como este, assim como eu ou você no papel de consumidores, a tendência é não voltar.

Busque o auxílio primordialmente de um sistema de gestão para organizar seus produtos e informações.

A seguir observe para a contratação daquele mesmo profissional especializado que sugerimos acima como solução para estes casos, alguém que tenha a expertise do marketing aliada a familiaridade a T.I, atualmente o perfil ideal para sua loja decolar no comércio eletrônico, garantindo que seu e-commerce ou site tenham todos requisitos possíveis, e da melhor forma!

E você, está acertando ou errando em seu site?

Veja também

5 Tendências em móveis e decoração para 202017/09/19 Ei, lojista! Já estamos quase no final do ano de 2019! Já analisou o como está o estoque de sua loja com as principais tendências em móveis e decoração para o próximo ano? Antes de realizar as compras, acompanhe a seguir no que pode investir sem erro, para deixar sua loja estar antenada com o que o mercado está trazendo em novidades! Confira no post......
12 Motivos para Integrar o Sistema de Gestão à Plataforma de e-Commerce12/06/20 Um sistema de gestão de lojas, atrelado a uma plataforma de vendas online, é ferramenta essencial para quem quer vender no varejo, principalmente com uma situação onde muitos não podem sair de casa. E com a chegada da......
4 Formas inteligentes de melhorar seu mix de produtos!06/07/20 Um belo dia você acorda e se questiona: que tipo de produtos eu poderia vender em meu negócio e que aumentariam o lucro? Montar um bom mix é um dos grandes segredos de empresários de sucesso e desafio para quem trabalha no......

Voltar para Blog do Lojista

Estamos usando cookies para lhe oferecer uma experiência melhor em nosso site. Para saber mais sobre cookies acesse nossa Política de Privacidade.